Em 2012, a UEFA Futsal EURO (Campeonato Europeu) aconteceu na Croácia. No mesmo ano, foi criado o time Futsal Dinamo. Desde então, os treinadores e os jogadores lançaram as bases para um clube cujos fãs e membros possuem e coordenam suas operações. Para falar sobre esse interessante modelo, sentamos com Joraj Cosic, diretor do Futsal Dinamo.

Em uma entrevista aberta, conversamos sobre os jogadores que ele está trazendo para a World Futsal Cup VI, seu sonho para o clube e como eles estão se preparando para o que será seu maior torneio até hoje.

USA Futsal: Imagino que você tenha sessões de treinamento muito disciplinadas. Qual o seu segredo para se preparar para a World Futsal Cup VI em dezembro?

Cosic: Temos uma abordagem séria para esta competição. Teremos uma série de torneios dentro do time para obter a melhor seleção possível de jovens jogadores para representar o nosso clube em Barcelona. Nossa expectativa é que o torneio será competitivo e com muitos estilos diferentes de jogo do mundo inteiro. Estamos entusiasmados em fazer parte disso e ansiosos para o início do torneio.

USA Futsal: Pelo que vimos, seus jogadores estão bem colocados para o torneio. Você treinou com equipes internacionais?

Cosic: Sim, jogamos em um torneio na Croácia, com equipes de cinco países diferentes. Foi uma ótima experiência para jogadores e preparadores, mas a World Futsal Cup VI é uma história totalmente diferente. Nosso clube terá seu próprio torneio internacional para as categorias sub-17 e sub-19 em dezembro. É uma ótima maneira de estabelecer novas amizades e parcerias.

USA Futsal: O que você espera que seus jogadores ganhem com essa experiência?

Cosic: Uma vez que esta é a nossa primeira participação nesse torneio, nos esforçaremos para ter o maior proveito possível, mas deixar esses jovens jogadores se divertirem, jogar futsal e reunir experiências para suas futuras carreiras é o resultado mais importante que esperamos obter desse torneio. Não há dúvidas de que nossos jovens vão sair como jogadores e pessoas melhores depois que esse campeonato terminar.

USA Futsal: Sem dúvida. Eles vão encontrar muitas equipes e enfrentarão diferentes estilos de jogo dos melhores times jovens. Mas me fale, como técnico, qual será (ou qual foi) a maior conquista do seu clube?

Cosic: Algumas das nossas realizações mais notáveis ​​são a ascensão para a primeira divisão alguns anos atrás e a nossa participação em todos os jogos da temporada desde então. Eu acho que o melhor ainda está por vir e estou confiante de que estamos no caminho certo. Estamos nos aproximando do título todos os anos e conquistá-lo será nosso maior progresso até agora. É o que devemos aos nossos incríveis fãs e a nós mesmos. Também gostaria de destacar a nossa abordagem aberta com os fãs e nossos membros. Queremos que todos eles se sintam como parte da comunidade e da família Dinamo. Eu acho que nossos fortes princípios são a nossa maior conquista.

USA Futsal: Você mencionou que você está selecionando os melhores jogadores do seu clube para o torneio. O que você pode contar aos nossos leitores sobre eles?

Cosic: Só posso prometer que representarão o nosso estilo de jogo que é nossa marca registrada e que darão o seu melhor para promover o nosso clube nesta grande competição internacional.