Read in English | Lea en Español.

Todo verão, times de todo o mundo viajam para a Disney, em Orlando, para competir no World Futsal Championships, torneio realizado no ESPN Wide World of Sports. Neste ano, a chegada de uma jovem equipe do Texas foi um marco histórico.

Em maio, o Dallas ISD, 14º maior distrito de escolas públicas dos Estados Unidos, inovou e sediou o primeiro torneio nacional de futsal de colégios públicos, abrindo caminho para a integração do futsal com a educação.

“Futsal é um esporte de ritmo acelerado, que engaja e permite que as crianças tenham a oportunidade de desenvolver o pensamento crítico em um ambiente coletivo”, afirmou Rob Andrews, presidente da USA Futsal. “O benefício adicional para as escolas é que é um esporte de baixo impacto e baixo custo que os jogadores podem praticar durante o ano inteiro”.

Neste ano, a Onesimo Hernandez Elementary School foi uma das duas escolas primárias convidadas para participar da World Futsal Championships. Para realizar a viagem a Orlando, o time angariou mais de U$5.000 e conseguiu um patrocínio da Southwest Airlines.

A participação deles fez história já que o colégio foi o primeiro distrito de escola pública da nação a participar do campeonato.

“Fazer essa parceria com a USA Futsal foi uma oportunidade maravilhosa para os jovens atletas”, declarou Lance Johanson, diretor e coordenador de projetos especiais do Departamento de Saúde e Educação Física do Dallas ISD. “A participação no torneio abriu portas para um intercâmbio cultural, para o espírito esportivo e para oportunidades de crescimento social.”

Um dos objetivos do Dallas ISD é que todo estudante participe de atividades extracurriculares. A introdução do futsal deu a eles a possibilidade de ficarem muito perto de concretizar isso.

Esporte gerido pela Fifa, o futsal é uma versão menor e mais rápida do futebol, jogado no 5 contra 5 em uma quadra, que pode ser de basquete, tênis ou até em estacionamentos sem uso.

No futsal, os jogadores recebem em média 600% mais a bola e marcam quatro vezes mais gols do que no futebol, sendo assim a ferramenta de desenvolvimento perfeita para as organizações que visam evoluir na participação dos jogadores nas partidas.

Muito dos grandes atletas do futebol profissional, como Cristiano Ronaldo, Messi, Ronaldinho e até Pelé atribuem à prática do futsal quando criança como chave do sucesso em suas carreiras como jogadores de futebol.

Sobre a USA Futsal

Criada em 2010, a missão da USA Futsal é incentivar o crescimento do esporte nos Estados Unidos e além por meio da organização de eventos e competições, bem como da promoção de oportunidades para jogadores, técnicos, árbitros e torcedores. Visite usafutsal.com para saber mais sobre como você pode se envolver no esporte indoor que mais cresce no mundo.